O Sistema Nacional de Emprego (Sine), vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), oferece 1.887 vagas em todo o Estado de Mato Grosso. Na capital são 44 vagas, sendo 16 para Pessoas com Deficiência (PCD).
O município de Sapezal está ofertando um total de 305 vagas, sendo 141 para operador de máquina agrícola, 50 para auxiliar de expedição. Em Rondonópolis são 95 vagas para o setor de ensacador e 30 para auxiliar de limpeza, no total são 264 vagas para 30 profissões.
Em Nova Mutum, o Sine oferta 100 vagas para operador de processo de produção, 85 para Trabalhador volante da agricultura, 60 para produção de máquina agrícola de um total de 297 vagas disponíveis no Sine. Em Lucas do Rio Verde de 253 postos de trabalho, 35 vagas são para operador de processo de produção, 25 vagas para safrista e tem ainda uma vaga para engenheiro de alimentos.
O Sine faz a intermediação entre empresas e trabalhadores que são cadastrados no banco de vagas, onde é apresentado a toda população no painel de vagas. As pessoas interessadas devem procurar a unidade do Sine mais próxima de sua residência.
Em Cuiabá, o Sine atende na unidade do Ganha Tempo Ipiranga na Avenida Desembargador Lobo, s/n, Centro e CPA I na Rua Alenker s/n – CPA I – Morada da Serra, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a um capotamento com uma vítima presa às ferragens. O acidente foi registrado na MT-251, sentido Chapada dos Guimarães, na noite de segunda-feira (28.4) por volta das 20h44, a cerca de 3 km do trevo do Gardez, em Campo Verde (a 6,6 km de Cuiabá).
A 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) de Campo Verde, atendeu o jovem de 20 anos, vítima do capotamento e, segundo ele, perdeu o controle do carro após ser fechado por uma carreta que o fez sair da pista e capotar o veículo. No momento da chegada das equipes de socorro, o rapaz já se encontrava fora do carro.
O local foi sinalizado, e as viaturas foram posicionadas para garantir a segurança da via. Os técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram o primeiro atendimento à vítima, que estava consciente, orientada, verbalizando, e sem sinais aparentes de fraturas ou ferimentos.
O jovem foi imobilizado e encaminhado ao Hospital Municipal Coração de Jesus (HMCJ). O cabo da bateria do veículo foi desligado para evitar riscos de incêndio.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) iniciou, nesta terça-feira (29.4), no Distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, o Mutirão da Cidadania, oferecendo diversos serviços sociais essenciais e gratuitos à população.
A ação, originada de um pedido da primeira-dama Virginia Mendes para atender às necessidades da comunidade, ocorrerá durante todo o dia na Escola Estadual 11 de Agosto.
Os serviços oferecidos incluem emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, confecção de fotos 3×4 e plastificação de documentos.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
Adriene Leite Tapanache, moradora da comunidade, já foi atendida e agradeceu a iniciativa.
“Eu moro aqui desde que nasci, e para nós é muito difícil sair daqui para ir até a cidade, que fica muito longe. Este mutirão é uma maneira de ajudar a gente. Agradeço a primeira-dama por essa atenção especial com a gente”, disse.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT Em busca de atendimento para seu filho, Emiliana Poquevi participou do Mutirão pela primeira vez e agradeceu o atendimento.
“Saio daqui muito satisfeita por conseguir a carteirinha do autista do meu filho. Foi tudo muito fácil e rápido”, comentou.
Lourdes Tapanasch, moradora de Santa Clara de Monte Cristo há 5 anos, mas natural de San Ignacio de Velasco, na Bolívia, também elogiou os serviços.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT “Trouxe meus filhos para fazer fotos 3×4 e aproveitei para fazer a minha também. Serviços como esses são muito necessários. Mostra que o estado se importa com a gente e traz mais comodidade para o nosso dia a dia”, explicou.
O secretário interino de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes Haagsma, destacou a importância da ação.
“A oferta desses serviços é fundamental para garantir o acesso à cidadania para a população desta região. Agradecemos à primeira-dama Virginia Mendes pela sua atenção e sensibilidade para com as necessidades da população de Mato Grosso, em especial, para aqueles que vivem em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos”, reforçou ele.
Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
Além dos serviços citados, o Mutirão também ofereceu informações e atendimento sobre importantes programas sociais, como o SER Família (em suas diversas modalidades), o SINE (Sistema Nacional de Emprego), a Carteirinha do Autista, o PROCON e orientações sobre direitos humanos.
Serviços de Saúde
Em parceria com a prefeitura municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, o Mutirão também disponibilizou serviços de saúde, incluindo: emissão do Cartão Nacional de Saúde (SUS), emissão da Carteira de Identidade (RG), sala de medicação, consulta médica por triagem, serviço de farmácia com distribuição de medicamentos (mediante receita médica), atendimento médico, exames de ultrassom e atendimento odontológico.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado para atender a um capotamento que aconteceu na segunda-feira (28.4), na rua dos Cedros, próximo á uma farmácia, em Nova Mutum (a 241,9 km de Cuiabá). A equipe da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM) foi acionada para atender a ocorrência no local.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram a vítima fora do veículo, consciente, orientada e com sinais vitais estáveis. A mulher apresentava escoriações nos braços e pernas e estava emocionalmente abalada.
Após o atendimento inicial, ela foi levada pela equipe ao Hospital Hilda Stranger Ribeiro para avaliação médica.