RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policial

Titulares das delegacias da Regional de Cuiabá recebem elogio por resultados alcançados

Publicados

em

Assessoria | PJC-MT

A Diretoria Metropolitana da Polícia Judiciária Civil e a Delegacia Regional de Cuiabá reuniram, na tarde desta sexta-feira (14.12), os titulares das delegacias da Capital para demonstração dos resultados obtidos pelas unidades no biênio 2017/2018. No encontro, realizado na sede da Diretoria Geral da PJC, os delegados titulares foram homenageados com elogio pela produtividade e pela redução nos índices criminais.

Durante a reunião, presidida pelo diretor metropolitano, Anderson Clayton da Cruz e Veiga, foram apresentados os números dos dois últimos anos que mostraram uma redução de 42,7% nos homicídios, 61,11% nos latrocínios, 51,05% nos roubos, 71,05% nos roubos de motocicletas, 34,56% nos furtos de automóveis.

Além da diminuição dos índices criminais, a produtividade das unidades também aumentou, tendo as delegacias pertencentes a Regional de Cuiabá, realizado 4.133 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), registrado 149.069 boletins de ocorrência, instaurados 5.957 e relatado 6.364 inquéritos policiais, confeccionado 813 atos infracionais, além de 1.678 flagrantes e 1.260 prisões por mandado.

“Mesmo diante das dificuldades apresentadas, verificamos a melhora no andamento dos trabalhos das delegacias da Capital. Esse fator está relacionado, aos titulares das unidades que se empenham todos os dias, buscando motivação e atuação firme e constante no combate a criminalidade”, destacou Anderson Veiga.
 

Segundo o delegado regional de Cuiabá, Cley Celestino Batista, a nova metodologia operacional implantada pela Regional, possibilitou que as delegacias da Capital deflagrassem 2.132 operações, entre os anos de 2017 e 2018, trazendo maior eficácia para o combate a criminalidade na região metropolitana.

“Todos os titulares foram importantes para que a Polícia Civil alcançasse esses números, tando na redução da criminalidade, como de produtividade das delegacias de janeiro a outubro. Não podemos esquecer de destacar o ano de 2017, onde a Regional de Cuiabá chegou a índices históricos, superando números do Estado de Mato Grosso como um todo”, disse o regional.

Para o delegado titular do Núcleo de Atendimento ao Idoso, André Luiz Prado Monteiro da Silva, a demonstração do trabalho, deve vir antes da requisição por recursos. “Todos os dias vemos coisas que podemos inovar, acrescentar e melhorar para fazer um trabalho ainda melhor, mas acredito que uma equipe envolvida e dedicada é fundamental para os bons resultados”, destacou o delegado.

Foram homenageados com elogio os delegados:

Roberto Pereira Amorim – 1ª Delegacia de Polícia de Cuiabá

Walfrido Franklim do Nascimento – 2ª Delegacia de Polícia de Cuiabá

Antônio José Esperandio – 3ª Delegacia de Polícia de Cuiabá

Adalberto Antônio de Oliveira – 4ª Delegacia de Polícia de Acorizal

Anaide Barros de Souza – Delegacia Especializada do Adolescente (DEA)

Daniel Lemos Valente – Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica)

Jozirlethe Aparecida Magalhães Criveletto – Delegacia Especializada de Defesa a Mulher (DEDM)

André Luiz Prado Monteiro da Silva – Núcleo de Atendimento ao Idoso

Fabiano Pitoscia – Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá

Richard Damascendo Ferreira Lage – Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA)

André Renato Gonçalves – Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP)

Antonio Carlos Araújo – Delegacia Especializada do Consumidor (Decon)

Christian Alessandro Cabral – Delegacia Especializada de Trânsito (Deletran)

Marcelo Melo de Laet – Delegacia de Chapada dos Guimarães

Vitor Chab Domingues – Delegacia de Santo Antônio do Leverger

Propaganda

Policial

Polícia Civil cumpre 12 mandados judiciais contra o crime organizado em Terra Nova do Norte

Publicados

em

A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (13.12), em Terra Nova do Norte, a Operação Terra Limpa para cumprimento de doze mandados judiciais de prisão preventiva e de busca contra integrantes de uma organização criminosa instalada no município.

A ação ocorreu de forma simultânea, com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte e das Delegacias de Peixoto de Azevedo, Matupá, Itaúba e Sinop.

Sete suspeitos alvos foram presos na cidade de Terra Nova do Norte, um localizado em Sinop, e os outros quatro mandados de prisão preventiva cumpridos nas unidades prisionais de Sinop e Peixoto de Azevedo.

Os criminosos respondem inquéritos que tramitam na Delegacia de Terra Nova do Norte por torturas, homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa. Os crimes eram cometidos pelo grupo que agia com extrema violência.

Eles são apontados por envolvimento em vários homicídios, que eram ordenados por líderes da facção com o objetivo de dominar o tráfico, além de praticar crime de tortura física, conhecido como “salve”, contra membros da própria organização e de rivais como uma forma de punição e controle do comando.

Conforme o delegado Fábio Viana Mateus, além de desarticular a facção criminosa, a operação busca estabelecer a segurança pública na região.

“Essa ação reafirma o compromisso da instituição no combate ao crime organizado. A Polícia Civil está comprometida e continuará as investigações, uma vez que há suspeitas que a grupo tenha ramificações em outras cidades. As diligências seguem para identificar e prender todos os envolvidos”, destacou o delegado.

Denúncia

A população pode colaborar com denúncias pelo Disque 197. As informações são anônimas e ajudam nas investigações para esclarecer crimes e prender os autores.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende pai e filho envolvidos em homicídio de pastor em Tangará da Serra

Publicados

em

A Divisão de Homicídios da Delegacia de Tangará cumpriu dois mandados de prisão, durante a 2ª fase da Operação Púlpito Silenciado, contra pai e filho investigados pelo homicídio do pastor e líder comunitário, Severino Amaro de Lima, ocorrido na semana passada.

A vítima, de 70 anos, foi morta no dia 1o de dezembro, no conjunto de quitinetes de sua propriedade.

No dia seguinte ao crime, a equipe da Delegacia de Tangará da Serra prendeu em flagrante um dos autores do homicídio, que teve prisão preventiva convertida pela Justiça. Na mesma semana, um segundo participante do crime foi preso, durante a primeira fase da operação.

O delegado responsável pelo inquérito, Igor Sasaki explicou que três presos são da mesma família, pai e dois filhos. Todos os envolvidos foram indiciados por homicídio qualificado por motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima.

Morte da vítima

A investigação apontou que o crime ocorreu depois de uma discussão envolvendo um inquilino do pastor, que devia um serviço ao grupo que cometeu o homicídio.

O delegado detalhou que a vítima era proprietária do prédio de quitinetes e alugava uma delas para um mecânico, que estava devendo um serviço em um veículo para integrantes de uma facção criminosa.

Na data do crime, os suspeitos foram à residência cobrar o serviço ao mecânico e quiseram levar o documento do veículo do pastor como se a vítima devesse garantir a dívida do mecânico. Houve uma discussão, seguida de luta corporal, quando o pastor foi morto com golpes de arma cortante.

Após o período de flagrante, pai e filhos se apresentaram na Delegacia de Tangará da Serra e em interrogatório alegaram legítima defesa, o que não condiz com o que foi apurado pela Polícia Civil, uma vez que estavam em maior número que a vítima.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Foragido por triplo homicídio ocorrido há 22 anos em MT é preso em Roraima

Publicados

em

A Gerência de Polinter e Capturas de Mato Grosso, com apoio da Polinter de Roraima e Polícia Civil do Pará, localizou um homem acusado de um triplo homicídio na cidade de Várzea Grande. Ele estava foragido desde que matou as três vítimas, em 2002.

R.C.C, de 48 anos foi preso na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Ele foi localizado após troca de informações entre as equipes das Polícias Civis de Mato Grosso, Pará e de Roraima.

Ele vinha sendo procurado desde que cometeu o crime em Várzea Grande, que vitimou três pescadores, um de 23 anos e dois com 30 anos.

R.C.C. também é investigado pela Polícia Civil paraense por um duplo homicídio e uma tentativa de homicídio ocorridos no estado do norte do País. “R.C.C é de alta periculosidade e não pode estar solto, tendo em vista os crimes cometidos por ele em dois estados”, apontou a Polícia Civil.

Chacina em Várzea Grande

O triplo homicídio foi registrado no bairro Vila Arthur, em março de 2002. As vítimas estavam dormindo, quando foram atacadas pelo autor do crime, que desferiu golpes de facão nos três pescadores, que não resistiram e morreram no local.

As vítimas foram mortas sem qualquer meio de defesa, em um ataque com crueldade. A investigação identificou que R.C.C. foi o autor do crime contra Jaime Paulino Lopes, 30 anos, Jonny de Campos Martins, 23 anos e Manoel Donato Campos, 30 anos.

Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual em 2003, o acusado tinha a intenção de supostamente se vingar de uma das vítimas e entrou silenciosamente na casa onde estavam os três pescadores, aproveitando-se que estavam embriagados e dormindo e não tiveram qualquer chance de reação.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana