RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Cidades

TRANSPARÊNCIA , Rondonópolis fica abaixo da média No ranking da transparência

Publicados

em

 

Rondonópolis (MT) ocupa 401ª posição entre os 665 municípios avaliados no Brasil na Escala Brasil Transparente (EBT) Avaliação 360° elaborado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). O levantamento avalia a deficiências dos municípios nas questões da transparência passiva que é aquela que o cidadão solicita informações inerent

es ao serviço público.

O município ficou com nota abaixo das médias dos estados, das capitais e dos municípios brasileiros no levantamento. A nota da cidade foi 5.91, ficando na 401ª posição entre os 665 municípios avaliados no Brasil. Rondonópolis, conforme o levantamento, a maior deficiência do município está na transparência passiva, quando o cidadão solicita informações inerentes ao serviço público.

Leia também: Hot Dog de forno
A edição deste ano da EBT – Avaliação 360°, não avaliou apenas a transparência passiva, que é a existência de canal presencial e eletrônico para solicitações de informações pelos cidadãos e atendimento desses pedidos. A edição deste ano incluiu na investigação a transparência ativa que é a publicação de informações na internet de dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

A média dos estados avaliados pelo estudo foi nota 7.94, sendo que das capitais foi nota 8.08 e dos municípios brasileiros, nota de 6.50. Considerando apenas o estado de Mato Grosso, Rondonópolis ficou na sétima posição no ranking, com nota de 5.91, em um total de 11 municípios pesquisados, com mais de 50 mil habitantes. As maiores notas no Estado foram das cidades de Sinop 9.50, Várzea Grande 9.3 e a capital Cuiabá 9.1.

Leia também: Suspeitos roubam R$ 500 de tabacaria no São Sebastião
A iniciativa do Governo Federal busca verificar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência dos Estados da Federação Brasileira que segundo o Instituto Brasileiro Geografia e Estática (IBGE) possui mais de 208,5 milhões de habitantes. Todas as unidades avaliadas receberam entre 0 e 10 pontos, o que permitiu a geração de rankings.

A menor nota em Mato Grosso foi da cidade de Barra do Garças, com nota 4.32. No Brasil, a cidade de Serra (ES) obteve a maior nota 9.95.

Propaganda

Cidades

Apresentador Victor Santos Assume comando do SBT Comunidade

Publicados

em

O jornalista e radialista Victor Santos também conhecido como “FILHO DA TERRA” assumiu no último dia 13/01 como novo âncora do jornal SBT Comunidade da TV Rondon, canal 8.1, afiliada SBT em Rondonópolis (218 km de Cuiabá).

O filho da terra como é popularmente conhecido no rádio e TV, Victor, que apresentava o Bom Dia Cidade, tem agora responsabilidade de comandar o principal jornal da emissora que vai ao ar de segunda a sexta, às 10:30 da manhã.

Assim como a versão de Cuiabá, o jornal aborda assuntos como plantão policial, jornalismo comunitário, boletim esportivo, entradas ao vivo das ruas da cidade e o panorama político com participação do jornalista Lucas Perrone.

 

Sobre Victor Santos

Excelente comunicador, Victor é Rondonopolitano, tendo iniciado muito cedo na comunicação em uma rádio comunitária, logo se destacou e foi parar em rádios comerciais, passando pela Juventude AM, Clube AM, Mega 99 FM e Antena 1. Atualmente o apresentador, estava à frente do Bom Dia Cidade no rádio pela 104 FM (104,1), formando dupla com o conceituado jornalista Lucas Perrone.

Na televisão Victor Santos trabalhou nas emissoras Record News Rondonópolis, TV Cidade Verde (antiga afiliada Band) e TV Rondon SBT, onde está desde 2013.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

COMUNIDADE

Morador denuncia abandono em salão comunitário com focos de Dengue e Chikungunya

Publicados

em

Nossa redação recebeu a denúncia de um morador da comunidade do Jardim Pindorama, que através de fotos e vídeos, ele denuncia descaso e abandono no salão da associação de moradores da comunidade. De acordo com o morador, a falta de manutenção no prédio e limpeza do terreno tem se tornado local para proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, Chikungunya e Zica vírus.

O cenário que encontrei foi de completo abandono e descaso, o que deveria ser um espaço de convivência e desenvolvimento para a comunidade está tomado por lixo e sujeira, com prédios destruídos e várias áreas que se tornaram potenciais criadouros de mosquitos transmissores de doenças graves, como dengue, Zika vírus e Chikungunya, desabafou o morador.

Ainda segundo o morador, a situação vai além de um problema estético, é um caso de saúde pública que precisa de atenção urgente, a comunidade está sofrendo com a falta de cuidado, especialmente os dois prédios que, no passado abrigavam o antigo posto de saúde e o salão comunitário estão se deteriorando pela falta de cuidados e manutenção. A associação de Moradores dos bairros jardim pindorama I e II e Santa Marta, é responsável pelo funcionamento do prédio, porém de acordo com as informações colhidas pela reportagem, não há presidente em exercício no comando da entidade.

 

Ambos os prédios, pertencem à Prefeitura Municipal de Rondonópolis, mas hoje estão fechados e sem manutenção, encontram-se completamente deteriorados.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Mato Grosso

Homem que agrediu gerente de supermercado com pá diz à polícia que agiu após esposa reclamar de cobranças no trabalho

Publicados

em

Segundo a polícia, investigação não aponta nenhuma violação de direito trabalhista. Danielson teve o flagrante convertido para prisão preventiva, após passar por audiência de custódia, nesse domingo (19).

O homem preso em flagrante por agredir com uma pá o gerente de um supermercado em Sinop, a 503 km de Cuiabá, disse à polícia que agiu motivado por reclamações da esposa, que trabalha no local.

Segundo Danielson Martins Paiva, de 29 anos, a mulher foi impedida de tirar uma folga e vinha sendo cobrada no trabalho.

“O acusado disse que o pessoal estava chamando a atenção da esposa dele, e que era pra ela ter uma folga e não teve. Quer dizer, uma reclamação laboral”, relatou o delegado Sérgio Ribeiro

O delegado reforça que, até o momento, a investigação não aponta nenhuma violação de direito trabalhista. Para ele, a motivação não justifica a ação de Danielson.

“Não há justificativa para aquilo ali. Se tivesse alguma violação de direito trabalhista, o que não foi confirmado, o recurso não era esse. Nós temos a Justiça do Trabalho”, afirmou.

 

De acordo com os depoimentos, a esposa de Danielson é uma funcionária bem avaliada na empresa. Ela chegou a pedir demissão há um tempo, mas os líderes a convenceram a ficar. Os relatos também apontaram que Claudio não possui envolvimento com o setor da funcionária, segundo o delegado.

Claudio recebeu alta médica e agora se recupera dos ferimentos em casa. Ao g1, ele contou que ficou inconsciente no momento da batida e acredita que o celular o tenha salvado.

Após passar por audiência de custódia, Danielson teve a prisão em flagrante convertida para preventiva, sem prazo para terminar. A decisão foi assinada pela juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, no domingo (19).

A REPORTAGEM tentou localizar a defesa do agressor, mas não tinha conseguido até a última atualização desta reportagem.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Mais Lidas da Semana