RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Cidades

Vereadores de Canarana solicitam a Nininho pavimentação da MT-326 e recursos para a Apae

Publicados

em

Demandas incluem melhorias e asfalto novo em 86 quilômetros de rodovias e R$ 600 mil
para reforma e ampliação da Apae de Canarana

Em reunião no gabinete do deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD), os
vereadores de Canarana, BA Dourado e Soni Porsh, apresentaram demandas importantes para
o município, principalmente para infraestrutura e assistência social. Entre as pautas discutidas,
destaca-se a necessidade de recuperação e pavimentação asfáltica da MT-326, em dois trechos
estratégicos.
Os parlamentares solicitaram a recuperação de 36 quilômetros, que liga Canarana à BR-158. A
obra é importante para o escoamento da produção agrícola e maior segurança para os
motoristas que transitam pela via. Outro pedido é para a pavimentação asfáltica de 50
quilômetros, conectando o Auto Posto Rei da Estrada ao município de Nova Nazaré.
Ambas as obras vão melhorar o escoamento da produção agrícola e a mobilidade na região. “A
pavimentação e a recuperação desses dois trechos da MT-326 são importantes para toda a
região. Estou comprometido em trabalhar para que essas obras saiam do papel”, afirma o
deputado Nininho.

RECURSOS PARA APAE
Outra reivindicação apresentada pelos vereadores foi a destinação de R$ 600 mil para a
reforma e ampliação da sede da Apae de Canarana. “Os recursos permitirão que a instituição
amplie sua capacidade de atendimento e continue prestando serviços de qualidade às pessoas
com deficiência, promovendo inclusão e apoio às famílias”, comenta Nininho.
Os vereadores agradeceram o empenho do deputado e reforçaram a importância da parceria
para avançar com as demandas do município. “Estamos confiantes de que, com o apoio do
deputado, conseguiremos avançar nessas pautas tão necessárias para Canarana”, disse BA
Dourado.

Redação: Sérgio Ober

DA REDAÇÃO

 

Propaganda

Cuiabá

Estudante de Cuiabá conquista nota máxima em matemática no ENEM 2024

Publicados

em

Com nota 961,9, Pedro Zanoli pretende cursar Medicina na UFMT

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais meios de ingresso ao ensino superior no Brasil e, anualmente, milhões de estudantes participam da prova buscando garantir um lugar nas universidades mais disputadas do país. Entre as provas aplicadas, a de Matemática é uma das mais complexas, exigindo não apenas um entendimento da matéria, mas também habilidade em resolver questões sob pressão de tempo. Nesse contexto, obter uma alta pontuação pode representar uma vantagem decisiva para os candidatos nos processos seletivos.

A divulgação das notas do ENEM 2024, que ocorreu na última segunda-feira (13) e revelou com êxito o resultado Pedro Zanoli de Souza (18), estudante de Cuiabá. O jovem conquistou a pontuação máxima de 961,9 em Matemática, após acertar todas as 45 questões da prova.

Concluinte do ensino médio no ano de 2023, Pedro afirma que desde os primeiros anos escolares teve maior facilidade na área de exatas. Sendo a matemática uma das suas disciplinas favoritas pela a “simplicidade e objetividade dos conteúdos”.

Se dedicando ao processo de preparação para a prova nos últimos dois anos, ele reforçou que uma das questões que contribuíram para manter o controle das emoções foi a recorrente simulação assídua do momento de prestação do exame. “Tentar sempre simular, o mais real possível, o ambiente do Enem, fazer simulados em casa, ou na própria escola. Fazendo simulações realistas do momento da prova oficial, seja pelo tempo, pelo nível de seriedade que colocaria na resolução das perguntas, foi o que me ajudou muito”, explicou Pedro, aluno do Colégio Master – Centro.

 

Após receber o resultado positivo, o jovem que pretende se candidatar ao urso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), revelou a euforia e alívio ao tomar conhecimento de sua média geral. Ele ainda destaca a relevância da escola durante toda a jornada até conquista da nota máxima. “Foi no Master que entendi o valor da dedicação e da resiliência para quem quer alcançar um sonho. Eu compreendi que se você busca algo, vai ter que se esforçar e que todo o esforço será recompensado.”

Pelo segundo ano consecutivo, um aluno da Unidade Master Centro conquista a nota máxima em matemática no ENEM. Na edição anterior, foram contabilizadas mais de 200 aprovações em cursos superiores por alunos da unidade.

 

Segundo do diretor da unidade Master Centro, Carlos Benjoino (Bidu) a instituição de ensino oferece suporte aos alunos no deslocamento para a realização da prova em outros estados, como Mato Grosso do Sul. “Provas que são fora daqui de Cuiabá nós optamos por levar os alunos, então sempre tem alguém do colégio que acompanha o aluno, fazendo uma espécie de excursão com toda uma estrutura e uma equipe”, revela.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Economia

TMI aposta em diferenciais para se destacar no mercado e satisfazer clientes

Publicados

em

Ao longo de mais de 12 anos, a TMI Investimentos Imobiliários tem evoluído e sobressaído no mercado de Rondonópolis e região ao ofertar inúmeros diferenciais competitivos. A empresa vem surpreendendo ao não fazer mais do mesmo, mas se alinhando às tendências dos grandes centros, investindo fortemente em qualidade e superando às demandas e necessidades dos clientes.
Um dos principais trunfos da empresa tem sido em evoluir na experiência do cliente, com inovações, comodidade e garantia de satisfação. Nesse contexto, ofertou o primeiro apartamento decorado e, depois, a maior central de apartamentos decorados da região, atualmente com quatro apartamentos decorados, tornando-se uma referência no mercado imobiliário.
A oferta do programa de personalização de apartamentos na planta é um distintivo altamente agregador nos empreendimentos de alto padrão da TMI. Com isso, tem facilitado a vida da sua clientela, tornando possível conceber o imóvel de acordo com a sua preferência e necessidades do dia a dia, ainda na fase de construção do empreendimento.
Os clientes da TMI também se beneficiam com a flexibilidade nas negociações na hora da compra de um apartamento, uma vez que a empresa sempre se dispõe em ofertar excelentes condições de pagamento, com opções de parcelamento e pagamento ao longo da execução da obra, entre outras possibilidades.
Cada empreendimento da TMI tem se destacado ainda pela beleza arquitetônica e funcionalidade do design dos projetos. Uma prova disso é o Niraj Towers, que, além de contemplar os maiores prédios do Centro-Oeste, traz uma arquitetura moderna, bonita e, ao mesmo tempo, promovendo uma conexão com a natureza.
Da mesma forma, o Niraj Shopping, em anexo ao Niraj Towers, foi assinado pelo conceituado arquiteto Jayme Lago Mestieri, trazendo o conceito inovador de life center, que contempla propostas como conveniência, conforto e qualidade de vida, privilegiando o verde e o bem-estar.
Mais um marca da empresa é a preocupação social junto à população, com melhorias para o ambiente urbano e ações que beneficiam a comunidade. Nisso, a TMI se destaca pela revitalização de canteiros centrais, pavimentação e drenagem de vias e dotação de iluminação pública no entorno dos seus empreendimentos. Um grande projeto será o Parque Linear Aureo Candido Costa, na Avenida dos Estudantes.
Outro destaque social é o Natal Mágico, proporcionando de forma totalmente gratuita à população a maior estrutura e programação natalina de Rondonópolis. Além de trazer o resgate religioso da celebração, o evento gera um ponto de encontro e lazer para famílias em cada fim de ano, com uma rica programação, uma decoração primorosa e atrativos até então não ofertados na cidade.
Agora um dos principais diferenciais garantidos pela TMI tem sido a qualidade dos imóveis entregues, a partir do investimento em certificações como ISO 9001, SIAc PBQP-H. Esse enfoque, segundo a gerente de qualidade do Grupo TMI, Maria Aparecida Brito, tem proporcionado a melhoria contínua dos processos e a satisfação dos clientes.
“A ISO 9001 é uma certificação internacional, o que significa dizer que os padrões seguidos pela empresa são os mesmos de qualquer construtora do mundo inteiro que possuem esse selo. O SIAc PBQP-H é um programa brasileiro que visa equalizar a qualidade na construção civil, fazendo com que as empresas atendam as normas vigentes, principalmente o atendimento a Norma de Desempenho”, explica Maria.
Mostrando que as certificações perpassam todos processos da empresa, desde os estudos de projetos até a entrega e a pós-entrega, Maria enfatiza que as áreas comuns e de lazer são um exemplo da evolução em qualidade vivenciada dentro da TMI, com melhorias a cada empreendimento que visam atender as expectativas do público-alvo.
Nisso, por exemplo, os empreendimentos do grupo passaram a contar com pet park, considerando que hoje a maioria das famílias possui animais de estimação, sala de jogos adulto e infantil, espaços gourmets. Independente do tamanho, a TMI busca oferecer empreendimentos com ampla área de lazer/serviços. “São espaços que buscamos inserir nos nossos empreendimentos que vão muito além das quatro paredes. São momentos de lazer, convívio familiar e que ofertam aquilo que as pessoas precisam”, diz Maria.
Os projetos dos empreendimentos atuais da empresa são prova dessa evolução. O Niraj terá uma área comum de mais de 8 mil m², com uma infinidade de serviços e opções de lazer. O Villa Jardim, em outra ponta, com apartamentos menores, também dispõe de uma área comum muito ampla e que atende as necessidades das famílias, especialmente em lazer.
DA REDAÇÃO

Continue lendo

Rondonópolis

Contribuição social: Aureo Costa inicia procedimentos para doar área para Academia Rondonopolitana de Letras

Publicados

em

Em mais uma contribuição social para a cidade de Rondonópolis, o empresário Aureo Candido Costa decidiu que fará a doação de uma área para a Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), iniciando os procedimentos para formalizar o ato. Ao longo de mais de 60 anos, o benemérito soma dezenas de terrenos e áreas doadas para as mais diversas instituições, órgãos públicos, entidades e organizações.
A área a ser doada desta vez servirá para a ARL construir sua sede própria e está sendo demarcada em um local privilegiado do município, junto ao Condomínio Unique Higienópolis, cujo empreendimento Aureo Costa é sócio, perto do Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. Nesse sentido, o benemérito faz questão de agradecer o apoio do sócio da Corpal, Fernando Fuziy, ao mostrar seu desprendimento e visão social com a anuência dessa transação.
Aureo Costa conta que, desde a fundação da ARL, sempre teve uma boa relação com os seus membros, a exemplo do falecido historiador Ailon do Carmo. Nesse sentido, diante da demanda efetivada pela instituição literária, ele explica que decidiu pela doação de uma área considerando o bem a ser proporcionado para a sociedade, bem como a valorização que a nova sede trará ao seu condomínio.
A área para a tão sonhada sede da instituição começou a ser viabilizada assim que o professor e escritor Jerry Mill tomou posse na presidência da ARL, no ano de 2023. Considerando a realidade local, ele explica que logo chegou à conclusão de que o empresário Aureo Candido Costa, pela sua história pessoal e o seu histórico como grande incentivador do progresso econômico e cultural na cidade, era a pessoa a ser consultada.
As tratativas são para que, a princípio, a área a ser doada tenha 1.365 m², com a junção de dois lotes. Contudo, o presidente atual externa que os esforços são para que outros dois lotes (equivalentes a 1.428 m2) sejam adicionados, totalizando 2.793 m², visando a construção de um prédio térreo maior. Inclusive, membros da ARL e o empresário estiveram neste começo de 2025 fazendo uma conferência in loco na área demarcada.
Conforme Jerry Mill, para além do fato de não ter de pagar aluguel e correr o risco de ser despejada, é importante para a ARL ter e manter a sua sede própria, o que vai lhe conferir maior autonomia institucional e menor dependência de terceiros. Para a cidade, ele garante que muito além de um prédio bonito e parte do roteiro turístico local, ela deve se tornar a casa oficial da cultura letrada do município. “Uma evidência da capacidade dos seus membros de bem representar o talento literário da população desta região do estado e do país”, arrematou.
Quanto aos recursos para concretizar a construção, o presidente da ARL informa ainda que a intenção da diretoria da instituição é contar com o apoio do poder público, da iniciativa privada e também da população – cada um ajudando da melhor forma possível. Isso deve incluir, segundo ele, a destinação de verbas municipais, estaduais e federais, bem como a doação de material de construção e de mão de obra ou de recursos financeiros por parte de pessoas físicas e jurídicas para o antes, durante e depois da construção da sede. Além disso, alguns eventos e ações serão capitaneados pela Academia no sentido de oferecer opções de lazer e aprendizado para os interessados ao mesmo tempo em que isso se converte em recursos para a construção ou manutenção do prédio próprio.

Membros da Academia Rondonopolitana de Letras junto ao empresário Aureo Candido Costa

 

Jerry Mill enfatiza o relevante papel exercido por Aureo Costa na sociedade local. “É uma pena que praticamente nenhum outro empresário tenha a mesma visão progressista e ação visionária que ele [Aureo Costa] tem. Uma postura pessoal e empresarial que ele tem cultivado há muitas décadas. Algo que tem contribuído imensamente com o desenvolvimento da cidade em diversos aspectos há mais de meio século. Para ele, percebe-se claramente, apoiar as manifestações artísticas e culturais da nossa gente é um dos seus melhores investimentos”, avaliou.
ARL – Fundada no dia 19 de novembro de 2013, a Academia Rondonopolitana de Letras é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com finalidade exclusivamente literária e cultural, contando atualmente com 15 membros efetivos. Dentre os seus objetivos principais estão o estímulo do conhecimento e da divulgação da vida e da obra dos seus patronos e dos seus membros, inclusive os já falecidos. Cabe a ela também promover eventos, atividades e ações que almejam contribuir com a evolução intelectual individual e coletiva da comunidade local. Seu presidente atual foi precedido pelos acadêmicos Paulo Isaac, Cidinha Carvalho, Ailon do Carmo (falecido em 2022) e Pedro Pereira Campos.
DA REDAÇÃO

Continue lendo

Mais Lidas da Semana