RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Virginia Mendes volta a cobrar por leis mais duras contra crimes de violência doméstica e feminicídio após tragédia em Peixoto de Azevedo.

Publicados

em

Na última segunda-feira (15.04), Leidiane Ferro da Silva, 43 anos, teve a vida brutalmente ceifada pelo noivo Wendel dos Santos, 37 anos, em Peixoto de Azevedo, município localizado a 692 km de Cuiabá. A presença da enteada da vítima e do filho na residência não intimidou a ação do criminoso, que está foragido. Meses antes, Leidiane havia sido enforcada por Wendel, e esse episódio também foi registrado por câmeras de segurança.

Após o crime, o autor de feminicídio foi capaz de publicar uma foto em sua conta no Facebook, acusando a vítima de traição, de ser humilhado, além de culpar a Lei Maria da Penha, que, segundo ele, defende as mulheres e humilha os homens.

Mais uma vez, indignada e revoltada com o crime, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, declarou que está destroçada, revoltada, e para ela, esse é mais um crime que confirma a urgência por leis mais duras.

“Estou destroçada com esse crime brutal. Confesso que estou revoltada e cada vez mais indignada com tantos crimes que vêm ocorrendo. Este ato abominável é um retrato do que as mulheres enfrentam diariamente: a brutalidade de indivíduos como esse criminoso, que não reconhecem o valor da vida humana. É uma tragédia que essa violência tenha sido registrada em uma câmera de segurança, mas é ainda mais lamentável que, mesmo após esse alerta precoce, a vítima tenha sido fatalmente atacada pelo mesmo agressor novamente, e o que mais me chocou, que a presença do filho da vítima que tentou socorrer a vítima e da enteada não foram capazes de evitar o crime”, disse Virginia Mendes.

Ela ainda registrou que esse não é um caso isolado. “Esse é sintoma de um problema sistêmico que exige uma resposta urgente e eficaz por parte das autoridades. Precisamos de leis mais rigorosas, aplicação mais ágil e uma mudança cultural profunda para combater essa epidemia de violência contra as mulheres. Parece que ninguém escuta a nossa cobrança. Está cada dia mais difícil. Estamos cobrando por leis que realmente façam esses criminosos temerem as penalidades, e que logo na primeira ameaça esses delinquentes sejam presos e sofram as medidas cabíveis”, argumentou.

“Quantas mulheres mais precisam morrer? Esse delinquente ainda teve a audácia de publicar em sua rede social que a vítima era culpada por ele ter cometido o crime, e ainda fala sobre ser encontrado morto. Olha a que ponto um criminoso pode chegar. Eu peço a Deus para que ele seja encontrado logo e com vida, e que pague pelo crime e pelo terror que causou a vida de tantas pessoas. Gente é impossível continuar da forma como está”, asseverou a primeira-dama do Estado.

Virginia ainda reforçou: “Não é somente sobre crimes de violência doméstica e feminicídio, é também sobre leis que combatem os crimes contra abuso sexual de crianças e idosos, são casos e mais casos que todos os dias ouvimos falar. Olha não tem mais condições de vivermos essa inércia, está cansativo e muito dolorido. Estamos pedindo por socorro,” alertou.

DA REDAÇÃO

Propaganda

Mato Grosso

Governo de Mato Grosso convoca 245 classificados em concursos da Segurança Pública

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso convocou, nesta sexta-feira (13.12), 245 candidatos classificados em concursos públicos para reforçar a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A lista, publicada em edição extra do Diário Oficial, inclui 200 soldados e 30 oficiais da Polícia Militar (PM-MT), além de 15 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

Os convocados foram selecionados nos concursos realizados em 2022, conforme os editais nº 003, nº 004 e nº 007 da Seplag/Sesp.

O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, destaca que essa convocatória fortalece o efetivo militar que atua em benefício dos mato-grossenses.

“Estamos comprometidos com a estrutura das instituições que garantem os direitos e o bem-estar da população. Mais uma vez, o Governo de Mato Grosso reforça o seu compromisso com a segurança dos seus cidadãos”, diz o secretário.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, o reforço será fundamental para o combate ao crime organizado.

“Vamos reforçar ainda mais as ações do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado com operações ostensivas em todas as regiões do Estado com a chegada dos novos policiais. Intensificamos a repressão desde o dia 25 de novembro, quando o governador Mauro Mendes lançou o programa, e já apreendemos 3,3 toneladas de drogas e conduzimos mais de 2 mil pessoas às delegacias. Então, o aumento do efetivo, que representará mais policiais nas ruas, trará resultados melhores ainda”, afirma.

Os convocados para o cargo de Oficial da PM devem comparecer nos dias 6 e 7 de janeiro de 2025 para a entrega de documentos e inspeção de saúde. Nesse primeiro dia, o atendimento será na Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), em Várzea Grande (MT), somente no período da manhã, das 7h às 13h. Já o segundo dia contará com atendimento na Diretoria de Saúde da Polícia Militar (DSAU/PMMT), em Cuiabá, com atendimento integral.

“Já temos uma série de medidas do Programa Tolerância Zero em andamento em todo Estado. As nomeações de policiais concursados que estão sendo feitas este mês, que chegam a quase 400 entre militares, civis, bombeiros e penais, é mais uma etapa dos investimentos feitos na Segurança Pública”, observa secretário de Segurança Pública do Estado, coronel César Roveri.

Os convocados para o cargo de Soldados da PM terão do dia 1ª a 14 de fevereiro de 2025, no período da manhã, das 7h às 13h, conforme ordem de convocação, para fazerem a entrega de documentos e inspeção de saúde, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap – PMMT), e de 17 a 21 de fevereiro de 2025, também por ordem de convocação, em período integral, na DSAU/PMMT.

Saiba mais, acesse as listas de convocados no anexo abaixo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Nova varredura apreende mais de 20 celulares e drogas na Penitenciária de Rondonópolis

Publicados

em

Uma nova varredura realizada nesta sexta-feira (13.12) pela força tarefa da Operação Tolerância Zero contra o Crime Organizado resultou na apreensão de 21 celulares e porções de entorpecente na Penitenciária de Major PM Eldo de Sá Correa, a Mata Grande, em Rondonópolis (213 km de Cuiabá).

Dando seguimento à Operação Tolerância Zero, os policiais penais da Mata Grande deflagraram uma nova ação de varredura que percorreu todas as celas do Raio 03 da unidade prisional ,com o objetivo de fazer uma limpeza nas celas e retirar todo material proibido.

Além dos celulares, do tipo smartphones, ao final da vistoria policiais penais contabilizaram 17 carregadores completos, cinco fones de ouvido, 11 chips, além de 20 porções de maconha apreendidos. Os objetos foram encontrados nos pertences dos presos e em buracos nas paredes e pisos das celas.

Na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite, Ferrugem, em Sinop (498 km de Cuiabá), mais três smartphones foram apreendidos durante vistoria da Operação Tolerância Zero no Raio 02, realizada nesta sexta-feira (13.12). Um dos aparelhos estava em posse de um dos reeducandos, que foi conduzido para à delegacia prestar esclarecimentos.

Na última quarta-feira (11.12), foram apreendidos dois aparelhos celulares e três chips no Raio 06 da Penitenciária Ana Maria do Couto May, além de um aparelho e carregador na Cadeia Pública de Barra do Garças (520 km de Cuiabá).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Trânsito no Portão do Inferno permanece liberado nos dois sentidos neste fim de semana

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito da MT-251, na região do Portão do Inferno, estará liberado nos dois sentidos durante este fim de semana (14 e 15.12). A liberação nos dois sentidos começou a partir das 16h30 desta sexta-feira (13) e segue até às 07h30 da próxima segunda-feira (16).

Durante a semana, o trânsito opera no sistema de pare e siga entre às 07h30 e às 16h30 para a instalação de uma barreira dinâmica no local, dispositivo que tem o objetivo de garantir mais segurança durante a execução das obras.

A Sinfra-MT reforça que interrupções poderão ser acontecer em caso de chuva acima de 20 milímetros, conforme o protocolo de segurança estabelecido para o local. O trecho é monitorado por estações meteorológicas para verificar situações de risco.

A Sinfra-MT ainda orienta os motoristas a verificarem os painéis instalados na estrada para informação em tempo real sobre o trânsito no Portão do Inferno. Há um painel instalado em frente ao Posto Policial da MT-251, antes da Rotatória do Manso, em Cuiabá e outro instalado na rotatória da MT-020 para Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Ainda, há um terceiro próximo ao Posto Gardez, na saída para Campo Verde.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana