RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Workshop discute Política Florestal de Mato Grosso

Publicados

em

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) foi uma das organizadoras do workshop técnico ‘Política Florestal de Mato Grosso: Diálogos sobre o PLC 45/2014’, projeto de lei que dispõe sobre a Política Florestal. O evento ocorreu na quarta-feira (28.11), no auditório da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e teve a participação de diversos setores como servidores da Sema, representantes de associações, estudantes de graduação, profissionais da área e pesquisadores.

O Coordenador de Conservação e Restauração de Ecossistemas da Sema, Marcos Antônio Ferreira, um dos organizadores do evento, destacou que o workshop sobre política florestal foi gerado em função da necessidade de conhecer e discutir o impacto de uma legislação que é essencial para Mato Grosso. O analista Ambiental explicou que esta norma tem por finalidade substituir a atual Política Florestal de Mato Grosso, de 2005, devido a necessidade de se ajustar à Lei Federal 12.651 (Lei de Proteção a Vegetação Nativa ou “Novo Código Florestal”, publicada em 2012.

“Foi um evento democrático com participação dos diversos setores da sociedade. É nossa missão, na Sema, propor políticas pública e realizar estudos, de forma a contribuir com a proteção, a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. O objetivo é envolver profissionais e técnicos que trabalham com florestas para que tenhamos uma política mais dentro da realidade do que o setor florestal precisa”, ressaltou Marcos.

A advogada da secretaria Executiva do Observatório do Código Florestal, Roberta Del Giuldice, que palestrou sobre Legislação e Política Florestal, falou sobre a importância do evento. “Dá oportunidade aos estudantes e profissionais da área de se envolverem na construção da política florestal do estado. É necessária esta abertura para debate, apresentação de ideias e questionamentos”.

A mediadora Carla Cassiano, professora Doutora da Faculdade de Engenharia Florestal, afirmou que a ideia é atualizar as mudanças que este projeto de lei, que está para ser votado, pode trazer na legislação. “É necessário para que no momento que ele seja efetivado o profissional já tenha um conhecimento e consiga colocá-lo na prática de maneira mais eficiente, sem ter muitas dúvidas”.

Outro professor Doutor, o engenheiro florestal Ronaldo Drescher, que também atuou como mediador do debate, destacou a parceria da UFMT com a Sema. “Essa proximidade ajuda os estudantes, principalmente os que estão saindo para o mercado de trabalho, a terem um contato com o agente público e profissionais da área. A política da Universidade, de uns anos para cá, é tentar levar eventos gratuitos e sair um pouco da parte científica e acadêmica”.

O workshop foi aprovado pelos participantes. Waldelaine Hoffmann, estudante do 2º semestre de engenharia florestal, destacou que estes eventos ampliam os horizontes para quem está saindo para o mercado de trabalho. “Tivemos oportunidade de conhecer mais de perto como funcionam diferentes áreas de atuação da nossa profissão, termos uma visão mais real do que acontece no nosso mercado de trabalho. Temos um mercado amplo, mas muitos estudantes não tem noção dessa amplitude. É uma extensão, com profissionais de fora que integra junto com o ensino e pesquisa”.

Workshop Técnico

Foram realizadas 180 inscrições e ao final do workshop todos receberam certificados. O evento teve participação de 10 palestrantes e foi mediado por 3 professores Doutores da UFMT.

O Projeto de Lei dispõe sobre a Política Florestal e proteção da vegetação nativa no Estado de Mato Grosso e normas em caráter específico e suplementar sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA) das propriedades e imóveis rurais. Servidores da Sema palestraram sobre Regularização Ambiental e Imóveis Rurais, Proteção Florestal – Áreas de Uso Restrito, Proteção Florestal – Proibição do uso de fogo e do controle dos incêndios; Manejo Florestal Sustentável; Supressão de Vegetação; Reposição Florestal.

Os palestrantes da Sema foram Robério Freitas, Superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental; Alexandre Ebert, da Coordenadoria de Conservação e Restauração de Ecossistemas; Paulo André Barroso, Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo; Alessandro Pontes, da Coordenadoria de Recursos Florestais; Luiz Felipe Weisheimer, Superintendente de Gestão Florestal; Marcos Antônio Ferreira, Coordenador de Conservação e Restauração de Ecossistemas.

As outras palestras foram Processo Legislativo; Transporte de produtos e subprodutos florestais; Florestas plantadas e Plano de Suprimento Sustentável; Fundo de desenvolvimento florestal do estado de Mato Grosso; reposição florestal.

Propaganda

Mato Grosso

Escola de Governo oferta curso de comunicação básica em Libras

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, abriu 40 vagas para a capacitação Comunicação Básica em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Podem se inscrever, servidores públicos do Poder Executivo Estadual.

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 02 de abril, mediante à disponibilidade de vagas, clicando aqui. A capacitação será realizada do dia 07 a 11 de abril, no Auditório Jatobá, localizado no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá.

O curso tem como objetivo ensinar os participantes a se comunicarem melhor em Libras, tornando o atendimento e as interações no ambiente da administração pública estadual mais acessíveis e inclusivas.

O curso será dividido em cinco módulos, abordando os parâmetros linguísticos da Libras, variações linguísticas, alfabeto manual, sinal pessoal, classificadores e verbos classificadores.

Os participantes que cumprirem a carga horária e as atividades propostas receberão um certificado de 20 horas-aula.

*Sob a supervisão de Dayanne Santana

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Sesp disponibiliza 4,7 mil câmeras do Vigia Mais MT à Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) firmou, nesta terça-feira (18.3), parceria com a Prefeitura de Cuiabá para a disponibilização de mais de 4,7 mil câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT.

As entregas das câmeras ocorrerão de forma gradativa, conforme a prefeitura conclui as instalações dos lotes entregues. Neste momento, foram 60 equipamentos entregues à Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Segundo a secretária de Ordem Pública de Cuiabá, delegada Juliana Palhares, as primeiras câmeras serão instaladas em pontos estratégicos dos parques Tia Nair e das Águas.

“A gestão passada resistiu em aderir o Vigia Mais MT, mas já temos todo o planejamento e estrutura para receber os equipamentos. Estamos providenciando de forma imediata a instalação nesses parques para que as pessoas possam se sentir mais seguras em seu momento de lazer”, pontuou.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, apontou que Cuiabá é o município mais populoso do Estado e que a sociedade cuiabana tem muito a ganhar com as câmeras do Vigia Mais MT.

“Além da prevenção de crimes, os casos, que levariam meses, podem ser solucionados em dias ou semanas com essa tecnologia. Para a Sesp, esse programa representa o fortalecimento de toda uma rede de segurança focada em levar o melhor serviço de segurança pública, levando mais tranquilidade e paz a população”, ressaltou.

A adesão do programa disponibilizou três tipos de câmeras de alta tecnologia, sendo o modelo OCR, que possui recursos de reconhecimento de placas de veículos; Speed Dome que conta com movimento em 360 graus; e do tipo Bullet, para monitoramento 24h de vias e espaços públicos com recursos de gravação noturna e alcance de até 60 metros.

As câmeras farão o monitoramento 24h de espaços públicos e pontos de intenso fluxo na capital mato-grossense.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Sema e prefeitura de Cuiabá abrem votação para a escolha do melhor desenho do Dia Mundial da Água

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e prefeitura de Cuiabá abriram votação para que a sociedade possa escolher os melhores desenhos em um concurso cultural promovido em comemoração ao Dia Mundial da Água, que será celebrado no dia 22 de março.

O concurso Pintura Água Viva envolve escolas municipais da capital mato-grossense e, após uma pré-seleção feita por uma equipe de servidores da prefeitura de Cuiabá e da Sema, foram escolhidos 12 finalistas para votação popular. Os desenhos foram separados em duas categorias, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 8º ano e os mais votados receberão prêmios e medalhas. A cerimônia de entrega está prevista para às 16h, no Parque das Águas.

A votação do Concurso Água Viva está aberta pelo link , basta selecionar o desenho favorito nas duas categorias.

Maria Dulce de Rezende, uma as representantes da Sema na escolha dos desenhos, ressaltou que a Educação ambiental da Pasta está durante este mês de março organizando ações com o tema ‘Água é Vida’, envolvendo a população em atividades ambientais, culturais e de formação científica, de forma recreativa e lúdica.

“É uma forma de abrir a informação e sensibilização de que água é vida. Por isso precisamos cuidar, vigiar a maneira como a gente se relaciona e usa a água da forma mais consciente e responsável possível. Eu fiquei encantada com os desenhos, as perspectivas e reflexões que estas crianças já trazem sobre esta tema tão importante”.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente de Cuiabá, Valdinir Piazza Topanotti, destacou que o concurso de desenhos envolvendo o Dia Mundial da Água tem um tema muito importante e obteve uma boa adesão das escolas.

“É um trabalho muito interessante com foco no planeta, nas florestas, nos rios, no uso da água. Deu para perceber a preocupação das crianças, estamos alcançando o objetivo que é sensibilizar e demostrar toda a preocupação que a sociedade tem que ter quanto a este tema”.

O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, conta com a parceria da Águas Cuiabá, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) através do Projeto Verde Novo, Grupo Escoteiros Filipe Landes, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso (CREA-MT), Habitte Urbanismo, Shopping Pantanal e Águas Natural Buruti.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana