Vice-presidente regional da Facmat fortaleceu laços econômicos entre os países durante visita a Moscou.
O fortalecimento das relações comerciais entre Mato Grosso e a Rússia foi o principal tema abordado pela vice-presidente regional da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia (ACEAIA), Rosana Dourado, em visita ao consulado brasileiro em Moscou, realizada em outubro. Na ocasião, Rosana foi recebida pelo embaixador Rodrigo de Lima Baena Soares e pelo vice Maurício Bernardes.
Durante o encontro, Rosana apresentou as iniciativas da Facmat e do Sebrae/MT em prol dos pequenos e médios negócios, além de discutir formas de facilitar o acesso de empreendedores mato-grossenses ao mercado russo. “Mostrei o trabalho que a Facmat realiza junto às Associações Comerciais e a importância do Sebrae nesse processo”, afirmou.
Rosana destacou o acolhimento do embaixador, que respondeu às suas perguntas e a convidou para uma Feira de Agronegócio em Moscou, em fevereiro. “O embaixador se dispôs a facilitar contatos com órgãos específicos para orientar sobre exportações”, acrescentou.
A vice-presidente regional também abordou as possibilidades que um estado agrícola como Mato Grosso pode explorar no mercado russo. “O embaixador destacou o interesse da Rússia por alimentos, mas sugeriu que Mato Grosso diversifique suas exportações, incluindo produtos manufaturados, além de matérias-primas”, relatou.
Ela questionou ainda se a Rússia planeja seguir a recente Lei do Desmatamento da União Europeia, que visa proteger o meio ambiente. O embaixador explicou que a Rússia não adota essa legislação por não fazer parte do bloco europeu, o que representa uma oportunidade comercial para o Brasil. Em relação à exportação de carne, o embaixador recomendou que Rosana conversasse com Marco Túlio, adido agrícola em Moscou, para tratar de questões ligadas às sanções.
O presidente da Facmat, Jonas Alves, comentou que a visita da vice-presidente Rosana Dourado à embaixada brasileira em Moscou marca um passo importante para a Facmat. “Esse diálogo reforça nossa visão de que as Associações Comerciais têm um papel fundamental na ampliação de parcerias internacionais e no fomento do desenvolvimento de Mato Grosso. Estamos comprometidos em apoiar nossos empresários no acesso a novos mercados e acreditamos que a Rússia pode ser um parceiro estratégico para nossos produtos e serviços”.
Outros pontos discutidos incluíram o interesse russo em importar frutas brasileiras e a possibilidade de intercâmbio estudantil focado em tecnologia e inovação, especialmente no âmbito das iniciativas do BRICS, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para fomentar o desenvolvimento e a cooperação entre esses países.
“Há imensas oportunidades para o comércio, intercâmbio educacional e turismo. A embaixada está pronta para colaborar com todos que desejem explorar essas possibilidades”, concluiu Rosana, que, ao final da visita, presenteou o embaixador com um pacote de café Araguaia, produto típico de sua região.
DA REDAÇÃO