MENU

Search
Close this search box.

Mato Grosso

Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis

Publicados

em

Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por violência doméstica, ameaça de morte e desacato, em Rondonópolis (220 km de Cuiabá).

Conforme o boletim de ocorrência, a vítima, de 21 anos, relatou que convive com o suspeito há cerca de três anos e que o casal tem um filho de apenas seis meses.

De acordo com o relato, após consumir bebida alcoólica, o homem iniciou uma discussão e passou a ofendê-la com palavras de baixo calão. Em seguida, ela deixou a residência e pediu ajuda aos vizinhos para acionar a polícia.

Ainda conforme a vítima, o suspeito foi atrás dela e iniciou as agressões físicas, desferindo socos, aplicando um golpe conhecido como “mata-leão”, jogando-a ao chão e batendo sua cabeça contra o asfalto.

Na tentativa de se defender, a mulher pegou um facão. O agressor tomou a arma de suas mãos, sofreu um corte na mão esquerda durante a ação e, em seguida, passou a ameaçá-la de morte utilizando o próprio facão.

Os policiais militares realizaram abordagem do suspeito, que passou a proferir ameaças e palavras de baixo calão contra as equipes. A mulher foi encaminhada para atendimento médico, onde recebeu medicação e foi liberada. O homem foi levado à delegacia.

Disquedenúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Mato Grosso

Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização

Publicados

em

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu, em apenas quatro meses, importantes avanços em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, fortalecendo a assistência prestada à população da região Oeste.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, as melhorias foram feitas para garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. As ações integram o contrato de gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde do hospital.

“Os avanços reforçam o compromisso conjunto da Secretaria e da Agir com a melhoria contínua dos serviços, a valorização da assistência humanizada e o fortalecimento da rede hospitalar regional, garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Entre as principais entregas está a inauguração da nova ala da maternidade, construída em uma área de 850 metros quadrados, na Unidade II.

O espaço conta com 31 leitos distribuídos em 16 enfermarias climatizadas, equipadas com camas automáticas, televisores e banheiros privativos, além de posto de enfermagem centralizado, farmácia satélite, sala de exames, elevadores e acessibilidade completa.

A modernização tecnológica também avançou com a aquisição de um novo aparelho de ultrassom portátil, que permite a realização de exames à beira-leito, proporcionando mais agilidade nos diagnósticos e maior eficiência no atendimento.

Apenas dois meses após a transição, a Agir consertou equipamento que permitiu a retomada dos exames de ressonância, ampliando o acesso dos usuários a exames de alta complexidade, um serviço essencial para a assistência à população de Cáceres e região.

Também nesse período, foram realizadas ações importantes, como o conserto do equipamento de raio-x da Unidade II. A iniciativa melhorou a assistência prestada aos usuários, que há algum tempo lidavam com as consequências da inoperância de equipamentos fundamentais.

A instituição também investiu na padronização dos carrinhos de emergência e na aquisição de 32 novas camas automáticas, 328 colchões e 320 travesseiros, fortalecendo a segurança assistencial e proporcionando mais conforto durante a internação.

As unidades estão passando ainda por um amplo processo de revitalização, incluindo pintura, recuperação de pisos e renovação de aproximadamente 3.500 m2 da estrutura física. O estacionamento da Unidade I também recebeu nova sinalização, ampliando a segurança para usuários e colaboradores.

Ainda na Unidade I, a revitalização estética e ambiental já está em andamento. As melhorias incluem a reestruturação do paisagismo, com a renovação dos espaços ornamentais, substituição da vegetação existente e implantação de novas espécies de plantas ornamentais.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a infraestrutura do Hospital Regional de Cáceres, proporcionando um ambiente mais agradável, acolhedor e humanizado para pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes.

Com foco na humanização dos ambientes, o hospital iniciou a implantação de uma nova identidade visual, com elementos que promovem acolhimento e bem-estar. Até o momento, cerca de 300 m2 já receberam a nova comunicação visual, com expansão prevista de mais 400 m2, com foco na valorização do espaço físico e da experiência do cuidado.

Na área estrutural, o hospital realizou ainda a manutenção preventiva da subestação elétrica da Unidade I, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema de energia, sem impactos na assistência durante a execução dos serviços.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os investimentos refletem o compromisso da gestão Agir com a ampliação da capacidade de atendimento, a modernização da estrutura hospitalar e a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada. Segundo ele, os avanços demonstram o compromisso da gestão com a modernização contínua da unidade.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as condições de trabalho das equipes. Esses investimentos refletem diretamente na qualidade da assistência oferecida à população e consolidam nosso compromisso com um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Congresso nacional destaca Mato Grosso como referência em capacitação para emergências viárias

Publicados

em

O 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) foi encerrado nesta sexta-feira (26.6), em Cuiabá, consolidando Mato Grosso como referência nacional no preparo técnico de profissionais que atuam no resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes de trânsito. O evento também reforçou o papel estratégico da formação continuada diante da alta complexidade das ocorrências nas rodovias brasileiras.

Durante três dias, o evento reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, gestores públicos e especialistas de 26 estados, do Distrito Federal e de países como Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, no Parque Novo Mato Grosso. Mais do que promover a troca de experiências, o congresso reforçou a importância da qualificação permanente das equipes responsáveis pelo atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, uma das principais causas de mortes e internações no Brasil.

Na solenidade de encerramento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, destacou os impactos humanos, sociais e econômicos provocados pelos acidentes de trânsito e reforçou a necessidade de investir continuamente na capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do resgate e do salvamento.

Para o comandante, a realização do congresso em Mato Grosso ganha ainda mais relevância diante da extensa malha rodoviária do Estado, uma das maiores do país, e do crescente fluxo de veículos.

Os acidentes de trânsito figuram entre os principais desafios da saúde pública no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, milhares de pessoas morrem todos os anos em sinistros viários, enquanto centenas de milhares necessitam de atendimento hospitalar. Além das perdas humanas, os acidentes geram um alto impacto econômico, considerando gastos com saúde, previdência, perda de produtividade e danos materiais.

“Os acidentes de trânsito geram um custo de cerca de R$ 50 bilhões por ano para o Brasil. Esse número, por si só, demonstra a importância de estarmos reunidos aqui para promover eventos como este. Tenho certeza de que todos sairão daqui ainda mais motivados a seguir treinando, aperfeiçoando técnicas, debatendo o tema e compartilhando conhecimento para que possamos melhorar, cada vez mais, a forma de prestar os serviços de emergência à população brasileira”, afirmou o comandante.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que o maior patrimônio da corporação é o investimento contínuo na capacitação de seus militares e afirmou que o 2º Conesv comprova o amadurecimento institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, hoje capaz de produzir, difundir e compartilhar conhecimento técnico em resgate e salvamento com corporações e profissionais de todo o país.

“Nosso Estado avançou muito, mas o mais importante é o investimento no capital humano. São as pessoas que fazem a diferença na linha de frente, tanto nas ocorrências de resgate quanto de salvamento. Este evento demonstra o quanto a nossa corporação está madura e preparada. Espero que todos levem a mensagem de que Mato Grosso é um estado formado por pessoas comprometidas em fazer o melhor pela população”, destacou.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abras), coronel BM RR Karina Ferreira Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, ressaltou que a qualidade técnica da programação e a organização do congresso transformaram o evento em uma referência nacional para a área.

Ao longo da programação, os congressistas participaram de painéis técnicos e aperfeiçoaram seus conhecimentos nos cursos Stop the Bleed e Rescue Training, além das competições práticas do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e do Holmatro Experience. As atividades reproduziram cenários realistas de acidentes de diferentes naturezas, envolvendo veículos de passeio, ônibus, carretas e ocorrências com produtos perigosos, permitindo às equipes aperfeiçoar a tomada de decisão sob pressão, fortalecer o trabalho integrado e ampliar a aplicação de protocolos internacionais de resgate e atendimento pré-hospitalar.

A realização de treinamentos com alto grau de realismo é fundamental para preparar os profissionais que atuam nas emergências. Em ocorrências graves, a resposta rápida, coordenada e tecnicamente qualificada das equipes pode ser decisiva para preservar vidas, reduzir sequelas e aumentar as chances de recuperação das vítimas. Por isso, a capacitação contínua é considerada um dos principais pilares para a excelência dos serviços de resgate e salvamento, segundo a coronel.

“É uma honra estar aqui em Mato Grosso pela primeira vez. Foi um evento primoroso. Estes dias foram marcados por muitos desafios, aprendizados e troca de experiências. Reunimos diversas instituições, equipes de saúde, bombeiros, especialistas e profissionais de diferentes áreas, além de palestras de alto nível. Essa integração não tem preço. O conhecimento compartilhado aqui proporciona um aprendizado que vai muito além de qualquer sala de aula”, concluiu a coronel.

Além do fortalecimento técnico das equipes, o congresso deixou como legado a integração entre corporações e instituições de diferentes estados e países.

“A troca de experiências e a padronização de protocolos reforçam a atuação conjunta e elevam a qualidade das operações de resgate e atendimento a emergências em todo o Brasil. A expectativa é que o conhecimento compartilhado no 2º Conesv resulte em respostas mais rápidas, seguras e eficientes, contribuindo para salvar mais vidas”, concluiu o major BM Rivaldo Miranda, coordenador técnico do congresso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT

Publicados

em

A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização dos servidores, reforço no efetivo e o aprimoramento das ações de inteligência, resultando no fortalecimento da instituição e na melhoria de indicadores criminais.

À frente da instituição desde 2023, a delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, ressalta as principais ações desenvolvidas pela instituição, os resultados alcançados no combate à criminalidade e os desafios enfrentados na área da segurança pública.

Confira a entrevista abaixo:

Quais foram os desafios encontrados quando a senhora assumiu a gestão da Polícia Civil?

Assumimos a gestão em 2023 com o desafio de fortalecer a estrutura da Polícia Civil, valorizar os servidores e ampliar a capacidade de resposta da instituição em um estado de dimensão continental como Mato Grosso – um trabalho exigiu planejamento, diálogo e decisões firmes desde o início.

Na época, os principais desafios foram recompor e fortalecer o efetivo, e conseguimos o reforço de 46 delegados, 384 investigadores e 290 escrivães, além de continuar a modernização da investigação, ampliar a presença da Polícia Civil no interior e promover um intenso combate às facções, aos crimes violentos e a violência contra grupos vulneráveis.

Agora, o grande desafio é acompanhar a evolução da criminalidade com uma polícia cada vez mais técnica, moderna e eficiente. Para isso, temos investido em inteligência, tecnologia, capacitação, integração entre unidades e fortalecimento das delegacias no interior.

Quais foram os avanços da Polícia Civil ao longo dos últimos anos?

A Polícia Civil conquistou muitos avanços nos últimos sete anos, mas, especialmente nesses três anos e 6 meses de gestão, avançamos muito na valorização profissional, na melhoria das condições de trabalho, na capacitação de servidores e na modernização das ferramentas utilizadas na atividade policial. Também buscamos uma gestão mais próxima, ouvindo as demandas das unidades e dos profissionais. Despertamos o sentimento de pertencimento.

A população também passou a contar com uma Polícia Civil mais estruturada, mais integrada e mais presente. Houve avanço no atendimento digital, na qualificação das investigações, na ampliação de operações e no atendimento mais humanizado, especialmente às vítimas de violência doméstica.

Vejo esses avanços como resultado de planejamento e compromisso institucional. Os investimentos em tecnologia, estrutura, viaturas, equipamentos, especialmente na capacitação e inteligência trouxeram mais eficiência à investigação e melhores respostas à sociedade.

O que a senhora considera que deixará como legado à Polícia Civil desse período em que está na gestão?

Acredito que o principal legado é uma instituição mais estruturada, mais valorizada e mais consciente do seu papel estratégico na segurança pública. Uma Polícia Civil que investiga com técnica, atua com firmeza e mantém o compromisso com a sociedade.

Ao longo dos anos a Polícia Civil vem aumentando gradativamente o número de operações e o volume de prisões, apreensões e outras medidas cautelares. Qual foi a metodologia adotada pela Polícia Civil para garantir mais eficiência em todo o Estado de Mato Grosso?

Adotamos uma metodologia baseada em planejamento, inteligência policial, análise de dados e integração entre as unidades. As operações passaram a ser construídas com foco em alvos prioritários, repressão qualificada e enfraquecimento das estruturas criminosas, promovendo especialmente na asfixia financeira. Tudo isso fortalece a investigação e permite uma resposta mais rápida e precisa.

E como a senhora avalia a atuação da Polícia Civil no enfrentamento às facções criminosas?

A Polícia Civil tem atuado de forma firme, técnica e estratégica. O enfrentamento à criminalidade não se limita às prisões; também buscamos descapitalizar as facções, bloquear valores, apreender bens e enfraquecer financeiramente essas organizações.

Como quanto ao combate aos crimes informáticos praticados por meio eletrônico?

Temos ampliado a atuação nessa área com capacitação, ferramentas tecnológicas e unidades preparadas para investigar crimes praticados no ambiente virtual. É uma criminalidade dinâmica, que exige atualização constante e resposta técnica.

A Polícia Civil está preparada para dar uma resposta à sociedade no combate à criminalidade?

Sim. A Polícia Civil está cada vez mais preparada, com servidores capacitados, investimento em tecnologia, atuação integrada e foco na investigação qualificada. Evidentemente, os desafios são permanentes, mas a instituição tem demonstrado capacidade de resposta.

Há um anseio geral da sociedade no combate aos crimes de violência praticada em razão do gênero, especialmente dos feminicídios. Como a Polícia Civil tem contribuído nesse combate?

Esse é um tema tratado como prioridade. A Polícia Civil atua na repressão, na investigação qualificada, no atendimento humanizado às vítimas e na integração com a rede de proteção.

Qual o planejamento da Polícia Civil para os próximos meses deste ano?

Nosso planejamento é continuar fortalecendo a presença da Polícia Civil em todo o Estado, com foco na investigação qualificada, no combate às organizações criminosas, na redução dos crimes violentos e na melhoria do atendimento à população. Também seguimos investindo em tecnologia, capacitação e integração entre as unidades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana