MENU

Search
Close this search box.

Mato Grosso

Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização

Publicados

em

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu, em apenas quatro meses, importantes avanços em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, fortalecendo a assistência prestada à população da região Oeste.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, as melhorias foram feitas para garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. As ações integram o contrato de gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde do hospital.

“Os avanços reforçam o compromisso conjunto da Secretaria e da Agir com a melhoria contínua dos serviços, a valorização da assistência humanizada e o fortalecimento da rede hospitalar regional, garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Entre as principais entregas está a inauguração da nova ala da maternidade, construída em uma área de 850 metros quadrados, na Unidade II.

O espaço conta com 31 leitos distribuídos em 16 enfermarias climatizadas, equipadas com camas automáticas, televisores e banheiros privativos, além de posto de enfermagem centralizado, farmácia satélite, sala de exames, elevadores e acessibilidade completa.

A modernização tecnológica também avançou com a aquisição de um novo aparelho de ultrassom portátil, que permite a realização de exames à beira-leito, proporcionando mais agilidade nos diagnósticos e maior eficiência no atendimento.

Apenas dois meses após a transição, a Agir consertou equipamento que permitiu a retomada dos exames de ressonância, ampliando o acesso dos usuários a exames de alta complexidade, um serviço essencial para a assistência à população de Cáceres e região.

Também nesse período, foram realizadas ações importantes, como o conserto do equipamento de raio-x da Unidade II. A iniciativa melhorou a assistência prestada aos usuários, que há algum tempo lidavam com as consequências da inoperância de equipamentos fundamentais.

A instituição também investiu na padronização dos carrinhos de emergência e na aquisição de 32 novas camas automáticas, 328 colchões e 320 travesseiros, fortalecendo a segurança assistencial e proporcionando mais conforto durante a internação.

As unidades estão passando ainda por um amplo processo de revitalização, incluindo pintura, recuperação de pisos e renovação de aproximadamente 3.500 m2 da estrutura física. O estacionamento da Unidade I também recebeu nova sinalização, ampliando a segurança para usuários e colaboradores.

Ainda na Unidade I, a revitalização estética e ambiental já está em andamento. As melhorias incluem a reestruturação do paisagismo, com a renovação dos espaços ornamentais, substituição da vegetação existente e implantação de novas espécies de plantas ornamentais.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a infraestrutura do Hospital Regional de Cáceres, proporcionando um ambiente mais agradável, acolhedor e humanizado para pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes.

Com foco na humanização dos ambientes, o hospital iniciou a implantação de uma nova identidade visual, com elementos que promovem acolhimento e bem-estar. Até o momento, cerca de 300 m2 já receberam a nova comunicação visual, com expansão prevista de mais 400 m2, com foco na valorização do espaço físico e da experiência do cuidado.

Na área estrutural, o hospital realizou ainda a manutenção preventiva da subestação elétrica da Unidade I, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema de energia, sem impactos na assistência durante a execução dos serviços.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os investimentos refletem o compromisso da gestão Agir com a ampliação da capacidade de atendimento, a modernização da estrutura hospitalar e a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada. Segundo ele, os avanços demonstram o compromisso da gestão com a modernização contínua da unidade.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as condições de trabalho das equipes. Esses investimentos refletem diretamente na qualidade da assistência oferecida à população e consolidam nosso compromisso com um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT lamenta falecimento do ex-comandante-geral PM

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos, registrada na manhã deste sábado (27.6).

“Recebo com pesar o falecimento do ex-comandante Campos Filho, que dedicou décadas de sua vida ao fortalecimento da segurança pública em nosso estado. Presto minhas minhas condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e desejo que Deus dê conforto a todos”, manifestou o governador Otaviano Pivetta.

O comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, também lamentou a morte de Campos Filho.

“O coronel Campos Filho dedicou grande parte de sua vida ao serviço público e à Polícia Militar, deixando um legado de compromisso, liderança e relevantes contribuições para o fortalecimento da nossa instituição. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade aos familiares, amigos e a todos os policiais militares que tiveram a honra de conviver com o coronel, desejando que Deus conforte seus corações e conceda força para superar esta irreparável perda”, declarou o coronel Fernando.

O coronel RR Campos Filho ingressou nas carreiras militares no ano de 1983 e atuou em diversas frente da Polícia Militar, chegando ao comando da instituição em 2007. Ele permaneceu no cargo até 2012.

O velório será realizado a partir das 18h deste sábado, na Capela Santa Rita, sala 01. O sepultamento será realizado neste domingo (28.6), às 9 horas, na Capela do Piçarrão, em Várzea Grande.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Empresas culturais e indústrias criativas injetam R$ 1,3 bilhão na economia mato-grossense

Publicados

em

Levantamento inédito do Produto Interno Bruno (PIB) do setor cultural e indústrias criativas de Mato Grosso revela que, em 2021, o segmento foi responsável por movimentar R$ 1,36 bilhão na economia regional, apesar da economia nacional e do Estado terem sentido os efeitos negativos da Covid-19. A atividade artesanal liderou a geração de riqueza, com 30% do total produzido pelo segmento no Estado.

“Um em cada três reais gerados pela economia criativa veio das atividades artesanais”, apontam dados do Itaú Cultural, a partir de parceria com o Observatório da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O estudo foi divulgado na quinta-feira (25.6).


Na segunda colocação, figura a Tecnologia da Informação, com 24%. “Em menos de uma década, o setor de TI, Software e Jogos Digitais deixou de ser um segmento secundário para se tornar um dos principais motores da economia criativa mato-grossense depois das atividades artesanais. Teve 70% de crescimento na participação relativa entre 2012 e 2021 (passa de 14% para 24%)”, aponta o estudo.

A arquitetura contribuiu com 17% do total gerado. “Seu crescimento acompanha a expansão urbana e imobiliária de Mato Grosso, mostrando a conexão entre economia criativa e desenvolvimento regional”.

A área da moda, que ficou com a fatia de 9,7% do montante, de acordo com o levantamento, passou de 11,6% em 2012 para 9,7% em 2021.


Entre 2012 e 2024, o número de empresas criativas em Mato Grosso cresceu 52%, enquanto no Brasil, no mesmo período, foi de 9%. O Estado cresceu 5,8 vezes mais do que a média nacional. O número de empresas culturais e da indústria criativa em Mato Grosso não só cresceu mais que o Brasil, como aumentou sua participação no cenário nacional de 1,2% para 1,7%.

A cada 100 trabalhadores de Mato Grosso, de quatro a cinco atuam na economia da cultura e da indústria criativa. Entre 2012, com 71.192 trabalhadores, e 2025, com 85.548, o crescimento foi de 20,3%. Do total de 1,89 milhão de trabalhadores em Mato Grosso em 2025, 85,6 mil estavam nas empresas culturais e indústrias criativas. A remuneração no segmento também é 18,3% superior à média dos demais setores da economia mato-grossense, passando de R$ 3.758 para R$ 4.447.


Para o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, os números demonstram que investir em cultura também significa impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar oportunidades.

“A cultura é um ativo estratégico para Mato Grosso. Além de preservar nossa identidade e valorizar os talentos locais, ela movimenta a economia, gera emprego, renda e fortalece diversos setores produtivos. Esses indicadores comprovam que os investimentos realizados pelo Governo do Estado têm produzido resultados concretos e reforçam nosso compromisso de ampliar as políticas públicas voltadas à economia criativa”, destaca.

“Mato Grosso tem sido destaque nacionalmente na gestão para a cultura, resultado de investimento consistente e estratégico. Há muito o que avançar, como a ampliação do investimento e a profissionalização do setor, mas os resultados mostram que estamos no caminho certo”, destaca o secretário-adjunto de Cultura da Secel-MT, Jan Moura.


“Acreditamos que o resultado apresentado por meio do levantamento realizado em parceria com o Observatório Fundação Itaú, é um dos instrumentos de informação mais preciosos realizados em contexto estratégico-institucional e deverá ser um importante mecanismo para tomada de decisões nos próximos anos. É substancial o entendimento de que o governo precisa acompanhar a dinâmica do setor para melhorar o aporte de recursos, assim como a distribuição e o alcance das políticas públicas direcionadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da Economia da Cultura e Indústrias Criativas”, frisa a responsável pelo Observatório da Secel-MT, Veruska Almeida.

Na avaliação da superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da pasta, Keiko Okamura, os dados são importantes para traçar políticas públicas para o setor.

“Os dados revelam uma forte presença dos investimentos do Estado, sobretudo quando demonstram a ampliação de empresas formalizadas nesse setor, que, em grande parte, atribuímos aos investimentos e ao fomento promovidos pela Secel. O incentivo à formalização e, principalmente, à formação e à preparação desses empreendedores para o mercado gera mais confiança ao agente cultural, que encontrou esse suporte. Ao mesmo tempo, os indicadores revelam as potencialidades do Estado e as áreas que necessitam de maior atenção. Com esse estudo, poderemos planejar de forma mais assertiva e ampliar as possibilidades, os investimentos e a rede de parceiros”, avalia.

Confira os estudo aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Congresso nacional destaca Mato Grosso como referência em capacitação para emergências viárias

Publicados

em

O 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) foi encerrado nesta sexta-feira (26.6), em Cuiabá, consolidando Mato Grosso como referência nacional no preparo técnico de profissionais que atuam no resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes de trânsito. O evento também reforçou o papel estratégico da formação continuada diante da alta complexidade das ocorrências nas rodovias brasileiras.

Durante três dias, o evento reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, gestores públicos e especialistas de 26 estados, do Distrito Federal e de países como Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, no Parque Novo Mato Grosso. Mais do que promover a troca de experiências, o congresso reforçou a importância da qualificação permanente das equipes responsáveis pelo atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, uma das principais causas de mortes e internações no Brasil.

Na solenidade de encerramento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, destacou os impactos humanos, sociais e econômicos provocados pelos acidentes de trânsito e reforçou a necessidade de investir continuamente na capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do resgate e do salvamento.

Para o comandante, a realização do congresso em Mato Grosso ganha ainda mais relevância diante da extensa malha rodoviária do Estado, uma das maiores do país, e do crescente fluxo de veículos.

Os acidentes de trânsito figuram entre os principais desafios da saúde pública no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, milhares de pessoas morrem todos os anos em sinistros viários, enquanto centenas de milhares necessitam de atendimento hospitalar. Além das perdas humanas, os acidentes geram um alto impacto econômico, considerando gastos com saúde, previdência, perda de produtividade e danos materiais.

“Os acidentes de trânsito geram um custo de cerca de R$ 50 bilhões por ano para o Brasil. Esse número, por si só, demonstra a importância de estarmos reunidos aqui para promover eventos como este. Tenho certeza de que todos sairão daqui ainda mais motivados a seguir treinando, aperfeiçoando técnicas, debatendo o tema e compartilhando conhecimento para que possamos melhorar, cada vez mais, a forma de prestar os serviços de emergência à população brasileira”, afirmou o comandante.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que o maior patrimônio da corporação é o investimento contínuo na capacitação de seus militares e afirmou que o 2º Conesv comprova o amadurecimento institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, hoje capaz de produzir, difundir e compartilhar conhecimento técnico em resgate e salvamento com corporações e profissionais de todo o país.

“Nosso Estado avançou muito, mas o mais importante é o investimento no capital humano. São as pessoas que fazem a diferença na linha de frente, tanto nas ocorrências de resgate quanto de salvamento. Este evento demonstra o quanto a nossa corporação está madura e preparada. Espero que todos levem a mensagem de que Mato Grosso é um estado formado por pessoas comprometidas em fazer o melhor pela população”, destacou.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abras), coronel BM RR Karina Ferreira Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, ressaltou que a qualidade técnica da programação e a organização do congresso transformaram o evento em uma referência nacional para a área.

Ao longo da programação, os congressistas participaram de painéis técnicos e aperfeiçoaram seus conhecimentos nos cursos Stop the Bleed e Rescue Training, além das competições práticas do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e do Holmatro Experience. As atividades reproduziram cenários realistas de acidentes de diferentes naturezas, envolvendo veículos de passeio, ônibus, carretas e ocorrências com produtos perigosos, permitindo às equipes aperfeiçoar a tomada de decisão sob pressão, fortalecer o trabalho integrado e ampliar a aplicação de protocolos internacionais de resgate e atendimento pré-hospitalar.

A realização de treinamentos com alto grau de realismo é fundamental para preparar os profissionais que atuam nas emergências. Em ocorrências graves, a resposta rápida, coordenada e tecnicamente qualificada das equipes pode ser decisiva para preservar vidas, reduzir sequelas e aumentar as chances de recuperação das vítimas. Por isso, a capacitação contínua é considerada um dos principais pilares para a excelência dos serviços de resgate e salvamento, segundo a coronel.

“É uma honra estar aqui em Mato Grosso pela primeira vez. Foi um evento primoroso. Estes dias foram marcados por muitos desafios, aprendizados e troca de experiências. Reunimos diversas instituições, equipes de saúde, bombeiros, especialistas e profissionais de diferentes áreas, além de palestras de alto nível. Essa integração não tem preço. O conhecimento compartilhado aqui proporciona um aprendizado que vai muito além de qualquer sala de aula”, concluiu a coronel.

Além do fortalecimento técnico das equipes, o congresso deixou como legado a integração entre corporações e instituições de diferentes estados e países.

“A troca de experiências e a padronização de protocolos reforçam a atuação conjunta e elevam a qualidade das operações de resgate e atendimento a emergências em todo o Brasil. A expectativa é que o conhecimento compartilhado no 2º Conesv resulte em respostas mais rápidas, seguras e eficientes, contribuindo para salvar mais vidas”, concluiu o major BM Rivaldo Miranda, coordenador técnico do congresso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana